A origem dos casamentos

Imaginar como e quando surgiu o casamento é um desafio e tanto. Na verdade, sua origem pode estar relacionada com a origem do próprio homem e a sua busca irracional pela perpetuação da espécie. A propósito, como está dito nas sagradas escrituras, desde o começo de tudo, quando Deus criou a raça humana, já definiu que ambos, homem e mulher, teriam de ter algum tipo de relacionamento para poder dar continuidade à sua criação. Da forma como está registrado no primeiro livro da Bíblia, “Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou. Macho e fêmea os criou” (Gênesis 1.27). Tudo isso antes mesmo do famoso “crescei e multiplicai-vos”… Já sabemos o resto dessa história.

Os historiadores costumam afirmar que a origem do casamento da forma como o conhecemos remonta à história antiga de Roma, época quando surgiram as primeiras cerimônias religiosas com a presença de uma noiva! Sim, antes disso, parece que a noiva não precisava comparecer a evento algum, bastando cumprir um papel complementar na rotina do macho, o que incluía ter um habitáculo seguro, a fêmea (não necessariamente apenas uma) e, claro, uma prole.

Na Roma antiga, a noiva se vestia com trajes especiais para a ocasião, com direito a flores brancas nos cabelos e espinhos para fixar o penteado. Segundo o que pesquisei pela internet, as flores significavam a felicidade, não sei se necessariamente dela, do casal ou do noivo, e os espinhos serviam para afastar os maus espíritos. O uso de um véu aconteceu mais tarde e era uma referência a uma deusa romana chamada Vesta, que deveria proteger os lares e que simbolizava a honestidade e a virgindade da noiva. Estes eram os requisitos mínimos exigidos que garantiam ao macho poder perpetuar os seus atributos mais significativos e qualidades mais nobres.

Bem, depois disso vieram o costume das alianças, a monogamia instituída, a pílula anticoncepcional e o divórcio, que deram um tempero especial a essa tradição tão arraigada em nossa cultura. Mais recentemente, inventaram a internet, e até site de casamento já existe por aí… Pois é, ainda há muita coisa para ser contada sobre esse assunto.

Marcelo Sacrini é jornalista e colaborador do portal Pronto Casei.

Incoming search terms:

  • origem do casamento
  • como surgiu o casamento
  • a origem do casamento
  • a história do casamento
  • quando surgiu o casamento
  • casamento origem
  • origem casamento
  • historia do casamento
  • onde surgiu o casamento
  • qual a origem do casamento

2 Comentários

  1. Osvaldo Francisco
    30, jun, 2012

    È tão lindo ver pessoas a se casarem, respeito a decisão de todos, mas eu nunca me casarei.

    • RONALDO
      26, abr, 2013

      E AMIGAO VC TA CERTO…

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*